Departamento Ações Comunitárias

Diretora

Dra. Ana Beatriz Soares

 

O Departamento de Ações Comunitárias está voltado para a promoção de ações e projetos de âmbito social dirigidos a grupos que precisem de apoio, de forma a facilitar a integração e a participação social dos indivíduos e famílias.

Em 18 de outubro de 2005, tomou posse como Presidente da Associação Paulis de Medicina Santos (APM Santos), Dr. Arnaldo Duarte Lourenço, tendo como Diretor do Departamento de Ações Comunitárias, Dr. Dirceu Calió Rolino e como Diretora Adjunta, Dra. Lourdes Teixeira Henriques. Esta nova diretoria empossada criou um Grupo Multidisciplinar voltado para o voluntariado, denominado Centro Comunitário Outros Rumos. A partir daí, iniciaram-se estudos para a realização de projetos assistenciais e de responsabilidade social.

Várias foram as ideias para desenvolver um trabalho na área de responsabilidade social. Pensou-se em trabalhar com famílias moradoras de cortiços, com jovens próximos à maioridade residentes em abrigos e com adolescentes grávidas. Finalmente optou-se pelo trabalho com adolescentes grávidas, devido à participação no grupo da Dra. Vera Andrade (chefe da Casa das Gestantes), experiente nesta área por já desenvolver trabalho semelhante no Hospital Silvério Fontes.

Em 28 de setembro de 2007, sexta-feira, iniciou-se o atendimento de gestantes adolescentes na APM Santos. Projeto este batizado por “Projeto Menina-mãe”, pela voluntária Dra. Dora Ly Rolino, psicóloga e esposa do Dr. Dirceu. Com a eleição de nova diretoria na APM Santos em 18 de outubro de 2008, tendo como presidente Dr. João Sobreira de Moura Neto, Dra. Lourdes Teixeira Henriques assumiu a Diretoria do Departamento de Ações Comunitárias com a responsabilidade de continuar o Projeto Menina-mãe. Durante esse período, Dra. Lourdes conseguiu muito apoio e parcerias para o Projeto Menina-mãe com empresas. Através do site, o Projeto despertou a atenção da mídia que espalhou a notícias sobre ele na televisão em rede nacional. Nessa época, teve início a animada Noite da Pizza que ocorre duas vezes por semestre. Trata-se de um rodízio de pizzas servido por voluntários, com toda a renda revertida para a causa. Também acontece nessa noite sorteio de brindes doados por empresas parceiras e a venda de bijoux feitas por artesãs voluntárias para colaborar com o projeto.

Em outubro de 2011, após novas eleições, Dra. Lourdes Teixeira Henriques, assume a presidência da APM Santos e Dra. Ana Beatriz Soares se torna a Diretora do Departamento de Ações Comunitárias, dando continuidade ao trabalho.

 

Atividades do Departamento de Ações Comunitárias

 

Projeto Menina-mãe

 

O Departamento de Ações Comunitárias da Associação Paulista de Medicina Santos (APM Santos) promove o Projeto Menina-mãe, que é um projeto-piloto para atender adolescentes grávidas, formado por uma equipe multidisciplinar voluntária (médicas, fisioterapeutas, psicólogas, enfermeiras, nutricionistas, odontólogas, assistente social, artesãs, instrutora de yoga, eutonista, administradoras, assessora de imprensa, web designer, contador, advogadas) visando minimizar os efeitos que uma gestação nesta faixa etária pode provocar no seu desenvolvimento emocional, físico e social.

Na literatura científica consta que estas jovens costumam engravidar dentro de um ou dois anos após a primeira gestação e também que elas evoluem as chances de apresentarem complicações durante este período. No nosso trabalho oferecemos informação e acompanhamento, juntamente com seu médico, na tentativa de diminuir estes riscos. É pré-requisito para pertencer ao projeto que estas jovens estejam em acompanhamento médico especializado antes e após o parto, assim como os seus bebês.

Oferecemos orientação médica, psicológica e fisioterápica antes e após o parto, através de palestras e vivências com nossa equipe multidisciplinar. Procuramos integrá-las à família e à escola. Realizamos reuniões periódicas com as mães das meninas e com os pais dos bebês. Ampliamos horizontes de profissionalização, através de cursos e também de oficinas de artesanato.

Damos orientação básica de puericultura para que possam cuidar do seu bebê e orientação em métodos contraceptivos no período após o parto. Acompanhamos a mãe e o bebê, juntamente com o ginecologista e o pediatra responsável até o primeiro ano de vida. Estas atividades são realizadas semanalmente, às sextas-feiras, das 8h às 18h na sede da APM Santos. E são totalmente gratuitas (condução e lanches grátis).

Recebemos doações de enxovais e material de higiene de parceiros e da comunidade.

 

Horários

Sextas-feiras, das 8h às 18h

 

Telefone

(13) 3019-9439 / 3289-2626

 

Email

contato@projetomeninamae.com.br

 

Na Internet

Site oficial: projetomeninamae.com.br

Facebook:  facebook.com/Projeto.Menina.Mae

Orkut: Perfil Projeto Menina-mãe

 

Seja um voluntário

Abaixo estão listadas algumas ações em andamento do Departamento de Ações Comunitárias. Veja se você se encaixa no perfil dos voluntários e entre em contato!
Tel.: (13) 3019-9439 / 3289-2626
e-mail: contato@projetomeninamae.com.br

 

Nome: Projeto Menina-mãe

Perfil do voluntário 1: Pessoas de qualquer idade que queiram ajudar como cuidadoras dos bebês, nas sextas-feiras das 8h às 18h na APM Santos.

Perfil do voluntário 2: Artistas ou artesãos que queiram contribuir com suas criações, vendendo-as nos eventos do Projeto e revertendo a renda para a causa.

Perfil do voluntário 3: Empresas interessadas em fazer alguma doação de material ou prestação de serviço voluntário para o projeto.

Perfil do voluntário 4: Pessoas físicas ou jurídicas que queiram apadrinhar uma menina-mãe,  assumindo o pagamento das mensalidades do Curso de Técnico de Secretariado.