Departamento Cultural

Diretor Cultural

Dr. Ricardo Gonçalves


Ao Diretor Cultural compete:

a) Promover eventos culturais de interesse dos associados;

b) Promover exposições de arte e outros eventos culturais de interesse dos associados;

c) Controle e conferência do acervo;

d) Executar as atribuições específicas que lhe forem atribuídas pela Diretoria concernente às suas atividades.

 

O Departamento Cultural tem como proposta planejar, assessorar e executar projetos e ações de natureza artística e cultural, inclusive a divulgação dos melhores trabalhos dos nossos associados.

 

 

Este Departamento coordena o Espaço Cultural APM Santos e o Grupo de Teatro Novos Rumos.

Entre as grandes realizações do Departamento Cultural, merecem destaque:

  • Passeio para assistir a apresentação da Orquestra Sinfônica, na Sala São Paulo, com regência do maestro Isaac Karabishevsky;
  • Vernissage do artista plástico Tomzé, reinaugurando a Espaço Cultural APM Santos;
  • Apresentação do Grupo de Teatro Novos Rumos interpretando as letras das músicas de Chico Buarque de Holanda, com a participação do conjunto Cia da Música;
  • Festa do Dia da Criança, promovida pelo Grupo de Teatro Outros Rumos;
  • Visita ao Museu de Arte Sacra de Santos (MASS), no Mosteiro de São Bento, com monitoria de historiadoras.

 

Espaço Cultural APM Santos

Situado em espaço privilegiado, próximo à entrada principal da sede da APM Santos, o local possui sistema de iluminação e sistema de som e tem em seu histórico exposições de relevo para o campo das artes e da cultura de Santos.

Por ela já passaram obras de artistas como Tomzé (2011), artista renomado que possui obras expostas na França, nos Museus Naïf Max Fourny (Paris), D’Art Naïf Anatole Jakovsky (Nice), D’Art Naïf de L’Ile de France (Vicq); e na Suíça, no Museu Olímpico de Lausanne.


Grupo Teatral Outros Rumos

Grupo Teatral “Outros Rumos” está sob o comando do diretor Silvio Roupa e realiza atividades em datas comemorativas como o Dia da Crianças, onde a Associação Paulista de Medicina – Santos reúne várias crianças entre filhos de associados e amigos e crianças de creches da Baixada Santista para comemorar este dia de maneira especial.

 

Cine Debate

O Cine Debate é uma atividade da Associação Paulista de Medicina em que são apresentados filmes seguidos de comentários de convidados, com ampla participação da plateia.

O Ciclo de Cinema O Olhar da Psicanálise e Outros Olhares é uma atividade do Núcleo de Psicanálise de Santos e Região, realizado há 10 anos, com os mesmos propósitos do Cine Debate.

A APM Santos e o NPSR iniciam no segundo semestre de 2013 uma parceria, realizando em conjunto essa atividade cultural. Mensalmente será projetado um filme, seguido da apresentação de comentários de dois convidados e diálogo com a platéia, na sede da APM Santos, Av. Ana Costa, 388. A entrada é gratuita.

Comissão Organizadora do Cine Debate: 

Benedita de Lourdes Carvalho Rodrigues
Maria José Ferreira Mota
Maria Lúcia de Almeida Simões
Adriana Maria Breda Fatalla

Cine Debate 14 de setembro de 2013 – O garoto da bicicleta

Cyril (Thomas Doret) tem 11 anos e busca sem descanso, encontrar o pai que o deixou com sua bicicleta (presente do pai), temporariamente em um orfanato. O Garoto raivoso conhece por acaso, Samantha (Cécile de France), dona de um salão de beleza, que aceita que ele passe os finais de semana com ela. Mas, a rejeição e o abandono sentidos por Cyril, tornam difícil aceitar amor e cuidado. Prêmio do Grande Júri de Cinema de Cannes de 2011, este filme segue a mesma linha dos filmes anteriores dos irmãos Dardenne, marcados pela sensibilidade e pelo interesse na ética das relações humanas.

Diretores: Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne – Elenco: Thomas Doret, Cécile De France, Jéremie Renier, Frabrizio Rongione e Egon Di Mateo.

Os comentários ficarão por conta de Ricardo Gonçalves (médico, diretor cultural da APM Santos) e Maria José Ferreira Mota (psicanalista, comissão cultural NPSR).