Departamento Esportivo

Diretor de Esportes

Dr. Evaner Coscia

 

Ao Diretor do Departamento Esportivo compete:

a) Programar as atividades desportivas da Associação;

b) Nomear o Diretor da Barraca de Praia ou assumir esse cargo;

c) Executar as atribuições específicas que lhe forem atribuídas pela Diretoria concernentes às suas atividades.

O Departamento Esportivo viabiliza atividades físicas sistematizadas, por meio de aulas semanais ou projetos mensais. Seu objetivo é promover entre os associados uma programação de eventos capaz de fixar o hábito sadio da prática esportiva, e também, difundir a conscientização dos benefícios das atividades físicas. A APM Santos oferece tanto para associados (com preços especiais) como para não sócios: Musculação, Badminton etc.

O Departamento Esportivo conta com funcionários especializados e de reconhecida capacidade em seu setor ministrando aulas na sede da APM Santos. A direção do departamento e os professores das modalidades são os responsáveis por organizar todas as atividades e programar os horários de treinamentos dos usuários.

O associado pode utilizar o a área esportiva (quadra, piscina), assim como podem retirar material esportivo no mesmo local, diante da apresentação da carteirinha.

 

Espaços físicos da APM Santos para práticas esportivas

Quadra coberta para prática de Futsal e Badminton

Piscina para uso livre e prática de Hidroginástica

Academia com aparelhos de Musculação

Barraca na praia do Boqueirão com quadra

 

Atividades Físicas oferecidas pelo Departamento Esportivo

Tanto o associado como o não sócio podem se matricular em uma ou mais modalidades que a APM Santos disponibiliza em sua sede: Musculação, Badminton, Hidroginástica, Personal Training e Alongamento.

Leia a seguir uma breve descrição das atividades que a APM Santos oferece. Conheça seus benefícios e increva-se em uma ou várias modalidades.

Veja a tabela de valores após a descrição das modalidades, no final da página.

 

Musculação

Musculação é a execução de movimentos biomecânicos localizados em segmentos musculares definidos como a utilização de sobrecarga externa ou peso do próprio corpo. O exercício contra resistência é uma metodologia de treinamento desportivo, cujo principal meio de treinamento é com pesos (barras, anilhas, halteres etc.), e a principal capacidade física (motora) treinada é a força.

Nos aparelhos de musculação o corpo está adequadamente posicionado, as cargas são escolhidas de acordo com a capacidade individual assim como as amplitudes de execução. Os movimentos são lentos, sem aceleração brusca, não ocorrem torções e não há risco de queda ou de traumas. Os educadores físicos, especializados em treinamento resistido, fazem habitualmente e com facilidade, todas as adaptações necessárias para que os exercícios sejam seguros.

Lesões em musculação geralmente ocorrem no treino não supervisionado, quando as condutas de segurança não são seguidas.

Para ficar com as funções do corpo intactas e com a aparência mais jovem, fazer aulas de musculação quatro vezes por semana é o suficiente. Além de barrar o processo de perda muscular, fazer musculação também combate a formação de acúmulo de gordura.

Ir à academia não é apenas bom para o corpo, é bom também para a mente. Como é um lugar onde a maioria das pessoas tem objetivos semelhantes, elas conseguem conversar e trocar experiências. 

Sendo assim, a prática da musculação favorece:

•      Aumento da estabilidade física (ligamentos, articulações, músculos, capacidade cardiovascular e respiratória);

•      Bem orientada, a musculação aumenta a flexibilidade e o alongamento;

•      Aumento de massa magra;

•      Controla a pressão sanguínea, combate o colesterol, além de deixar o coração mais ativo e saudável.

•      Prevenção de lesões;

•      Diminuição da perda de massa óssea;

•      Melhora das atividades da vida diária.

 

 Hidroginástica

A hidroginástica é um exercício aeróbico feito em piscinas que tem como objetivo a manutenção profilática da saúde. A prática da hidroginástica pode levar a menor impacto nas articulações, maior esforço nos movimentos e sensação de conforto causada pela água.

Ela tem a vantagem de poder ser praticada por pessoas de qualquer sexo e de qualquer idade. A hidroginástica é uma opção alternativa para o seu programa normal de exercícios. É uma excelente opção para pessoas que levam uma vida muito agitada e têm pouco tempo para a prática de exercícios.

Os exercícios aquáticos são divertidos, agradáveis, eficazes, estimulantes, cômodos e seguros. A hidroginástica permite a redução no esforço articular já que reduz o peso corporal na água em 90%. É uma excelente opção de atividade física, para chegar à boa forma e a um estilo de vida mais saudável. Benefícios da hidroginástica:

•      Pode ser praticada por homens, mulheres, jovens, idosos, gestantes, pessoas que estão se recuperando de alguma lesão, magros, gordos e pessoas com alguma deficiência;

•      É uma atividade divertida, onde há uma grande interação durante a aula com outras pessoas, e os tímidos podem se favorecer deste tipo de interação;

•      Gasto calórico por volta de 400 kcal/hora;

•      Melhora os níveis de força e o desenvolvimento dos principais grupos musculares;

•      Aumenta a circulação sangüínea e a resistência do sistema cardiorrespiratório;

•      Melhora a flexibilidade das articulações;

•      Tonifica os músculos, torneando braços, pernas e glúteos;

•      Melhora a capacidade aeróbica, a resistência cardiorrespiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade e o bem-estar geral.

 

Circuito

Circuito é uma técnica de treino que desenvolve a força e a resistência ao mesmo tempo.

A série de exercícios sugerida pelo instrutor é um exemplo e mostra uma seleção de exercícios que, pela sua alternância permitem recuperar um grupo muscular enquanto outro está em ação.

As sessões não devem ser todas iguais e os exercícios, a quantidade de repetições e o ritmo de treino variam.

Mais do que listar exercícios o instrutor tem a função de orientar sobre sua execução e a importância da individualidade de cada praticante.

Uma ótima opção para quem esteja meio entediado fazer exercícios repetitivos, seja na musculação, nadando ou mesmo correndo é o treinamento em circuito que pode servir para quebrar essa rotina.  No circuito monta-se uma sequencia de exercícios de musculação e/ou ginástica, também chamados de estações, onde cada um executa o exercício com uma série de repetições e carga de acordo com o objetivo específico e praticamente sem intervalo passa para o outro.

Conjugando a intensidade, a carga, as repetições e o intervalo entre as estações podem ser estimulados tanto a resistência aeróbia como a anaeróbia atendendo os objetivos esportivos ou até quem deseja apenas emagrecer.

Dependendo no nível de cada um pode-se criar um circuito menor com duas ou três passagens ou, de acordo com o tempo disponível monta-se um circuito com mais estações e uma passagem. As variações são infinitas e permitem trabalhar com várias pessoas ao mesmo tempo, um em cada estação e trocando em tempos e/ou repetições determinados.

 

Badminton

Raquetes, peteca, uma quadra e algumas pessoas. Assim é o badminton, um esporte semelhante ao tênis, mas que no lugar da bolinha usa uma peteca, com a rede posicionada em uma altura maior – 1m55 de altura do chão – e uma quadra um pouco menor.

A modalidade pode ser jogada individualmente ou em duplas, com o objetivo de não deixar a peteca cair no seu lado da quadra e tentar com que o oposto aconteça no lado do adversário. 

O badminton é um desporto onde não existe contato físico, assim os riscos de colisão e contusão são reduzidos, o material é leve facilitando o seu manejo, e o jogo é muito entusiasmante devido às constantes adaptações às situações lúdicas que o jogo proporciona. Veja mais benefícios:

  • Proporciona o desenvolvimento das habilidades motoras básicas (movimentos fundamentais e combinados), como organização e orientação espacial, coordenação-óculo manual, coordenação visomotora, lateralidade, equilíbrio e ritmo;
  • Força muscular;
  • Resistência aeróbica;
  • Velocidade;
  • Flexibilidade;
  • Desperta o espírito de competição saudável, com a superação dos próprios limites;
  • Redução do peso corporal.

 

Personal Training

Personal Training ou treinamento pessoal é o programa de atividade física personalizado ou individualizado, segundo os objetivos do cliente e de seu quadro de saúde e de aptidão física. O treino é montado por um profissional de Educação Física especializado na prescrição e acompanhamento de exercícios físicos: o personal trainer. Ele é responsável pela elaboração do programas de atividades físicas, direcionadas às condições físicas do cliente e às suas expectativas de forma individualizada e objetiva.

Objetivos:

  • Oferecer exclusividade no atendimento e no acompanhamento;
  • Promover maior motivação e incentivo do cliente;
  • Viabilizar com objetividade, segurança e eficiência a elaboração dos programas;
  • Oferecer a comodidade e as vantagens da escolha de horários e atividades;
  • Viabilizar o comprimento dos objetivos e a satisfação necessária à continuidade do programa;
  • Demonstrar os outros benefícios e alterações em decorrência do treinamento personalizado na vida do cliente em sua qualidade de vida, no quadro de saúde, em sua produtividade profissional e em suas atividades diárias.

 

Alongamento

O alongamento muscular é na verdade, um processo referente ao aumento do comprimento muscular. Ele mantém os músculos maleáveis, facilita a mobilidade e faz com que a transição da inatividade para a atividade seja realizada sem sobrecarregar o corpo.

A respiração tranquila e profunda, necessária durante o alongamento, estimula a liberação de toxinas para fora do corpo cada vez que você expira. Alongar-se é uma atividade tranquila, relaxante e não competitiva.

A tensão do dia a dia, ao tornar-se crônica e manter-se no corpo por longos períodos de tempo, causa envelhecimento precoce e sensação de corpo pesado. Quando o cérebro relaxa por meio do alongamento corporal, reverte esse processo ao enviar sinais para que as células se renovem e faz com que nos sintamos mais vigorosos e joviais.

Não há dúvidas dos resultados benéficos dos exercícios de alongamento, então confira aqui alguns deles:

  • Reduz risco de entorse articular ou lesão muscular, como câimbras ou torcicolos;
  • Diminui os riscos de problemas nas costas, braços e pernas com o aumento da irrigação sanguínea no local;
  • Diminui a irritabilidade, pois ocorre liberação de endorfina que proporciona relaxamento e prazer, despertando uma sensação de bem-estar;
  • Reduz a gravidade da menstruação dolorosa;
  • Reduz dores nas articulações e músculos, e após fraturas consegue acelerar a cicatrização óssea;
  • Promove a percepção e consciência corporal;
  • Acalma o sistema nervoso ao liberar a tensão comprimida entre as camadas de músculos, ossos e articulações.

 

Sandra Felix Serrão

Instrutora de Musculação, Badminton, Hidroginástica, Circuito, Personal Training, Alongamento

Contato: (13) 9757-0529

Formada em Educação Física pela Unisanta – FEFIS. Com pós-graduação em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde, na Doença e no Envelhecimento pela USP – Medicina. Especializações em Biomecânica e Processos de Lesões e em Treinamento Específico para Grupos Especiais. Especialista em BallNess – Pilates, Keep Ball, Bola Suíça e Softgym. Integrante da equipe de Badminton do Clube dos Ingleses.

Curso de especialização em Ginástica Natural. Faixa Preta de Karatê (I Dan) estilo Shotokan. Coordenadora da ATIVES – Assessoria Esportiva e Saúde.

 

Preços e horários 

Matrícula

Sócio  …………………………..isento

Não sócio …………………………R$ 30,00

 

Exame Médico OBRIGATÓRIO para sócio e não sócio (atestado médico e teste ergométrico)

                                   

Avaliação Física (Anamnese, Perimetria, IMC)

Agendar horário

Sócio ……………..Isento

Não sócio  ……………..R$ 75,00 

 

Hidroginástica

Quartas e sextas, às 7h30 

Sócio ………..R$ 60,00

Não sócio ……….R$ 90,00

 

Badminton

Terças e quintas, das 18h às 20h

Sócio …………R$70,00

Não sócio ………..R$ 90,00

 

Musculação – Treinamento Resistido

Segundas, quartas e sextas, das 17h às 21h

Sócio……………..R$ 70,00

Não sócio…………..R$ 140,00

 

Alongamento (por sessão)

Sócio …………….R$ 20,00

Não sócio…………..R$ 40,00

 

Personal Training

Agendar horário

Sócio ………………….. AGENDADO

Não sócio ………………… AGENDADO

 

Contato: (13) 9757-0529 com a profª Sandra Serrão ou na secretaria da APM Santos.