Caminhe mais e sente-se menos: mesmo exercícios leves estão ligados a um menor risco de morte

Na década de 1950, o estudo do homem de negócios de Londres descobriu que os motoristas de ônibus desenvolviam uma taxa mais alta de doença coronariana do que os seus colegas não motoristas

Desde então, estudos observacionais têm sugerido repetidamente que o comportamento sedentário é ruim e que a atividade física é boa para a saúde e a longevidade.

As diretrizes recomendam pelo menos 150 minutos de intensidade moderada ou 75 minutos de atividade física aeróbica de intensidade vigorosa a cada semana.

As evidências das diretrizes baseiam-se principalmente no auto-relato da quantidade, intensidade e frequência da atividade.

O autorrelato está, no entanto, aberto ao viés de recordação e de notificação, potencialmente resultando em subestimação da atividade de baixa intensidade e superestimação da atividade geral.

Auto-relatórios também são imprecisos.

Exatamente quanto atividade (e em que intensidade) é necessária para proteger a saúde ainda não está claro.

Além disso, o comportamento sedentário está surgindo como um fator de risco potencialmente independente para desfechos adversos à saúde, apesar da inconsistência na determinação do tempo sedentário.

A introdução de sensores no corpo na última década permitiu dados mais objetivos e precisos sobre a quantidade e a intensidade da atividade física e avançou consideravelmente a especialidade.

Mas a inconsistência e incerteza permanecem, especialmente sobre a magnitude de quaisquer efeitos e a contribuição para a saúde dos baixos níveis de atividade física.

A revisão sistemática e a meta-análise de Ekelund e colegas combinam estudos de alta qualidade que analisam o efeito da atividade física medida pelo sensor e o comportamento sedentário na mortalidade.

Ao harmonizar os métodos e considerando mais de 36.000 pessoas, 240.000 pessoas-ano de acompanhamento e mais de 2100 eventos, os autores conseguiram diferenciar os diferentes níveis de intensidade – incluindo a atividade física de baixa intensidade – com poder estatístico suficiente.

Os resultados mostram relações dose-resposta não lineares entre todas as medidas de atividade, incluindo o tempo sedentário, e todas as causas de mortalidade em adultos.

Mais de 9,5 horas de comportamento sedentário diário, excluindo o tempo de sono, foi associado com um aumento estatisticamente significativo do risco de morte.

Em contraste, a mortalidade caiu acentuadamente à medida que o volume total de atividade física aumentou até um patamar em 300 contagens de acelerômetro por minuto de tempo de uso.

Uma diminuição similarmente acentuada na mortalidade ocorreu com o aumento da duração da atividade física leve até um patamar de cerca de 300 minutos por dia.

A nova meta-análise esclarece os achados anteriores e confirma que até mesmo a atividade leve, como caminhar, é benéfica.

Os tamanhos de efeito observados para atividade física e mortalidade foram substancialmente maiores do que os relatados anteriormente, potencialmente devido à melhor precisão de medição e redução de variância.

Perguntas permanecem, particularmente sobre se o efeito da atividade física continua acima de um certo limite.

Estudos prévios utilizando a detecção de passos para quantificar a atividade também relataram um platô após uma diminuição inicial acentuada da mortalidade.

Além disso, não está claro se o efeito da atividade simplesmente se soma ou se a distribuição e a complexidade da atividade durante o dia ou a semana são relevantes.

Não sabemos se o comportamento sedentário e a atividade física são fatores independentes ou se representam os dois lados da mesma moeda.

Novas abordagens estatísticas, como análises composicionais, são necessárias para explorar essas interdependências.

A análise atual pressupõe que os níveis de atividade física permanecem constantes ao longo do tempo, o que não reflete a realidade.

Mudanças na duração e intensidade da atividade física ocorrem durante toda a vida.

Dados longitudinais e novos métodos que examinam trajetórias de atividades são necessários.

Isso também é importante para eliminar o risco de causação reversa, pelo qual a doença causa atividade reduzida, e não o contrário.

Cada passo conta

Além desses detalhes, a mensagem clínica para clínicos gerais, profissionais de saúde pública, formuladores de políticas e o público parece direta: cada passo conta e até mesmo a atividade leve é ​​benéfica.

Desenvolver maneiras de limitar o tempo de sedentarismo e aumentar a atividade em qualquer nível pode melhorar consideravelmente a saúde e reduzir a mortalidade.

Intervenções efetivas incluem prescrições para atividades de profissionais da atenção primária, particularmente com o acompanhamento da comunidade.

Os técnicos de saúde também são promissores.

A prescrição de atividades é mais barata do que muitas intervenções farmacêuticas para doenças cardiovasculares e é mais eficaz para melhorar os anos de vida ajustados pela qualidade.

Aumentar a atividade no nível da população é um desafio, e a mudança comportamental sustentada é o santo graal da atenção primária e da saúde pública.

A caminhada é um alvo promissor para intervenção.

É simples, acessível (gratuito), alcançável até para adultos mais velhos e raramente contra-indicado.

Em conclusão, as descobertas de Ekelund e seus colegas são importantes e fáceis de interpretar: todos devemos nos mover mais e sentar menos e devemos encorajar os outros a fazer o mesmo.

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